domingo, 24 de setembro de 2017

PROGRAMA ELEITORAL

A CDU apresenta-se ao eleitorado com o objetivo de trabalhar/contribuir para transformar o concelho de Almeirim numa terra acolhedora, estimulante, amiga do ambiente e virada para o futuro, em suma, uma terra onde a qualidade de vida dos seus cidadãos seja uma prioridade. 

Os eleitos da CDU sempre estiveram e continuarão a estar, envolvidos no aprofundamento da democracia no Concelho de Almeirim, assentando a sua atuação em 3 pilares fundamentais: Transparência, Rigor e Sentido de Serviço Público.

Para que se consigam atingir os objetivos a que nos propomos, elegemos algumas áreas onde é preciso atuar: saúde, desenvolvimento económico, educação, cultura, urbanismo e ambiente.

§  Por uma Saúde para todos, continuaremos a lutar para que os cidadãos tenham uma melhor assistência médica com a colocação de mais médicos nas estruturas de saúde do concelho. É premente melhorar a assistência aos nossos cidadãos séniores, para que não tenham de passar horas nos centros de saúde ou suas extensões, para conseguirem uma consulta. A articulação com Administração Regional de Saúde deverá ser aprofundada.

§  Para que haja um Desenvolvimento Económico sustentável devemos contrariar o fluxo de jovens que abandonam o nosso concelho. É uma prioridade para que Almeirim possa ser uma terra de futuro. Sem os jovens não é possível haver progresso e desenvolvimento. Defendemos também, a aplicação de políticas que sejam encorajadoras à captação de empresas e que apoiem as que já existem, como forma de criação de postos de trabalho. Não nos podemos resignar à fatalidade de os nossos jovens terem como horizonte profissional as grandes superfícies comerciais, onde o trabalho precário e mal pago impera. Procurar uma interação entre o mundo do trabalho e as escolas e universidades é fundamental para termos um tecido económico dinâmico, saudável e atrativo para as empresas e quadros qualificados. É fundamental definir estratégias de desenvolvimento a médio/longo prazo, recusando uma gestão que se caracterize por ações pontuais avulsas.

§  Na Educação, pretendemos colaborar com a tutela, ser parceiros dos agrupamentos de escolas e das associações de pais para promovermos um ensino de qualidade e multifacetado que convide à fixação dos nossos estudantes, evitando que se desloquem para outros concelhos. É fundamental para qualquer sociedade moderna que o ensino ministrado aos seus jovens seja de referência, permitindo-lhes assim encarar o futuro com confiança.

§  Entendemos a Cultura como um direito dos povos que deve ser acarinhado e tratado com respeito. O fornecimento avulso de iniciativas culturais não é suficiente nem desejável. Defendemos que é necessário um plano cultural onde estejam delineadas as estratégias e uma agenda que vá ao encontro dos interesses da população e simultaneamente lhe permita ter acesso a conteúdos de qualidade.

§  Não existe desenvolvimento sustentado numa sociedade que não valoriza um tratamento programado e cuidado do Urbanismo e do Ambiente. Como condição prévia e urgente, há que proceder à revisão do atual PDM que  se mantém há 25  anos  (1992) e que tem merecido reparos por parte da CCDR (Comissão de Coordenação e  Desenvolvimento Regional ). A CDU ao longo dos vários mandatos tem exigido a revisão do PDM, em detrimento de intervenções pontuais que mais não são que remendos. O PDM é um elemento estruturante e necessário para que se possa definir uma política urbana que tenha em atenção a realidade atual.

Para se conseguir um desenvolvimento harmonioso não se pode contemporizar com a negligência no que ao ambiente diz respeito. A defesa da reabilitação da vala tem sido, desde sempre, uma das “bandeiras” da CDU, a par da atenção que deve ser dedicada à limpeza e manutenção das linhas de água. Para além do ambiente natural há que cuidar, igualmente, do ambiente urbano. Para isso, não podemos aceitar situações como sejam a sujidade nas ruas, caixotes do lixo sem tampa e a necessitar de limpeza profunda, não remodelação do parque arbóreo , com inúmeras caldeiras de árvores vazias. Defendemos uma gestão planeada dos nossos espaços verdes privilegiando a utilização de espécies autóctones em detrimento de espécies exóticas que apenas servem para descaracterizar a nossa paisagem urbana.

Na CDU defendemos de forma intransigente a gestão pública da água, enquanto bem essencial à vida, bem como os serviços públicos que sucessivos governos têm vindo a deslocalizar ou entregar à iniciativa privada com consequências nefastas para as populações. 

CDU, uma voz necessária!

Sem comentários:

Enviar um comentário