quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

MOÇÃO: Acerca do possível encerramento de balcões dos Serviços de Finanças



Considerando que o memorando de entendimento com a troika estrangeira, subscrito por PS, PSD e CDS, prevê o encerramento de cerca de metade dos balcões dos Serviços de Finanças.


Considerando que na 6.ª avaliação deste programa foi acordada a extinção das repartições, com o prazo de junho de 2014.


Considerando o alerta lançado pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, que resulta do cruzamento das necessidades de serviço com o pessoal existente em cada repartição, que prevê que no distrito de Santarém serão encerrados nove balcões, nomeadamente Alpiarça, Chamusca, Constância, Coruche, Ferreira do Zêzere, Golegã, Mação, Rio Maior e Sardoal.


Considerando que desta lista, o concelho de Alpiarça, assim como partes dos concelhos da Chamusca e de Coruche, ficarão com Almeirim como o balcão mais próximo, dirigindo-se naturalmente os seus cidadãos a este para tratar dos seus assuntos.


Tendo assim em conta que este é um problema que afeta todos os concelhos, e não apenas aqueles onde balcões serão encerrados, pois as repartições que continuarem abertas, terão naturalmente de passar a receber os cidadãos que estavam afectos aos balcões que encerrem. 

Considerando ainda que atualmente há balcões que já têm dificuldades de funcionamento, do ponto de vista logístico e humano, e que estes encerramentos apenas os irão agravar.


Considerando que, apesar de todas as facilidades dadas pelo portal online, há serviços que apenas são prestados presencialmente, assim como será de ter em conta que a maioria dos utentes que não utilizam o portal online serão precisamente aqueles que mais dificuldade terão em deslocar-se aos balcões mais longe de sua casa, nomeadamente os idosos.


A Assembleia Municipal de Almeirim, reunida a 30 de dezembro de 2013, delibera repudiar o eventual encerramento de balcões de finanças no Distrito de Santarém, em mais um ataque perpetrado por este governo aos serviços públicos de qualidade e proximidade.   


A presente moção, a ser aprovada, deve ser remetida a todas as Assembleias Municipais do distrito, assim como ao Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, Ministério das Finanças, Primeiro Ministro, Assembleia da República e seus Grupos Parlamentares.



Almeirim, 30 de dezembro de 2013

O Grupo Municipal da CDU

A moção foi aprovada com 18 votos favoráveis (3 CDU + 1 MZG + 14 PS) e 5 abstenções (3 PSD e 2 PS).

Sem comentários:

Enviar um comentário